"A quem pedirei, ó doce Jesus, senão a Vós, cujo Coração é inesgotável manancial de todas as graças e merecimentos?"
A solenidade do Sagrado Coração de Jesus é uma das três do Tempo Comum. Comemora-se na segunda sexta-feira após a solenidade de Corpus Christi, mas também é cultivada em todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. É uma devoção central da fé católica e consiste na veneração do Coração de Jesus, símbolo do mais íntimo do Seu Amor.A novena ao Sagrado Coração de Jesus que sugerimos abaixo foi composta pelo frei Salvador do Coração da Jesus, terciário capuchinho, e consta em seu livro “A Grande Promessa do Sacratíssimo Coração de Jesus“.
Se possível, deve ser acompanhada pela comunhão durante todos os nove dias ou, pelo menos, no último deles.
1 – Oração Diária
Ó Divino Jesus, que dissestes: “Pedi e recebereis; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á”, eis-me prostrado aos Vossos pés, cheio de viva fé e confiança nessas sagradas promessas, ditadas pelo Vosso Sacratíssimo Coração e pronunciadas pelos Vossos lábios adoráveis. Venho pedir-vos…
[fazer o pedido].
A quem pedirei, ó doce Jesus, senão a Vós, cujo Coração é inesgotável manancial de todas as graças e merecimentos?
Onde procurarei, a não ser no tesouro que contém todas as riquezas de Vossa clemência e bondade?
Onde baterei, a não ser à porta do Vosso Sagrado Coração, pelo qual o próprio Deus vem a nós e nós vamos a Ele?
A Vós, pois, recorro, ó Coração de Jesus.
Em Vós encontro consolação quando aflito, proteção quando perseguido, força quando oprimido de tristeza e luz quando envolto nas trevas da dúvida.
Creio firmemente que podeis conceder-me as graças que Vos imploro, ainda que fosse por milagre.
Sim, ó meu Jesus, se quiserdes, minha súplica será atendida.
Confesso que não sou digno dos Vossos favores, mas isso não é razão para eu desanimar. Vós sois o Deus de Misericórdia e nada sabereis recusar a um coração humilde e contrito.
Lançai-me um olhar de piedade, eu vo-lo peço. Vosso compassivo coração achará, nas minhas misérias e fraquezas, um motivo imperioso para atender à minha petição.
Mas, ó Sacratíssimo Coração de Jesus, seja qual for a Vossa decisão no tocante ao meu pedido, nunca vos deixarei de amar, adorar, louvar e servir.
Dignai-vos, ó meu Jesus, receber este meu ato de perfeita submissão aos decretos do Vosso adorável Coração, que, sinceramente, desejo satisfeito tanto por mim quanto por todas as criaturas, agora e por todo o sempre.
Amém.
2 – Orações tradicionais
- Pai Nosso
- Ave Maria
- Glória
3 – Oração final
Doce Coração de Jesus, que tanto nos amais, fazei que eu Vos ame sempre e cada vez mais.
Quinta, 31/05/2018 - Redação da Aleteia