Assembleia Geral da CNBB começa nesta quarta-feira - Encontro acontece em Aparecida e reúne bispos de todo o país

A partir de amanhã (11), cerca de 400 bispos de todo o país vão se reunir no Santuário Nacional, em Aparecida (SP), para a realização da sua 56ª Assembleia Geral (AG). A abertura do maior encontro do episcopado brasileiro acontece na missa 7h30 da manhã, que será presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Sérgio da Rocha.

Após a celebração eucarística, os religiosos seguem para o Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida, local onde serão realizados os principais trabalhos da Assembleia. Acontece ali, por volta das 9h15, a sessão de abertura da AG de 2018. O momento poderá ser acompanhado pela imprensa e será transmitido por canais de inspiração católica.

As atividades do primeiro dia contemplam quatro sessões, onde são debatidas, além do tema central, outros assuntos referentes a vida da Igreja no Brasil. A última delas acontece às 18h e se encerra às 19h30, quando os bispos seguem para descanso no Hotel Rainha do Brasil. A rotina se repete durante todos os dias úteis até o encerramento dos trabalhos.

Além das sessões, ao longo da Assembleia os bispos terão dois momentos de contato com os meios de comunicação. O primeiro deles durante os meetings points realizados às 9h e outro às 15h, na coletiva de imprensa transmitida ao vivo pelo portal a12.com.

História - Em sua 56ª edição, a Assembleia Geral Ordinária da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil acontece desde 1953, quando foi sediada em Belém (PA). Anos depois, ela assumiu caráter anual e se transferiu para Itaici (SP), onde aconteceu por 33 anos na Vila Kostka. Em 2011, por determinação da própria Conferência, o encontro passou a acontecer no Santuário de Aparecida.

"Quando Aparecida acolheu a quinta Conferência do CELAM , a pedido do papa Bento XVI, os bispos e o próprio pontífice ficaram tocados pela proximidade com os romeiros. A partir daí já havia uma movimentação no episcopado para trazer a Assembleia Geral para cá. Em 2009 votamos e decidimos trazer para o Santuário e assim acontece até hoje", recorda o arcebispo emérito de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, que intermediou a vinda do encontro.

Para acolher os prelados, Aparecida teve que se preparar. Além da criação de salas no Centro de Eventos, o Santuário construiu ainda um novo empreendimento para acolher os bispos do Brasil e os peregrinos: o Hotel Rainha do Brasil, que acolhe o episcopado brasileiro em assembleias desde 2013.

Terça, 10/04/2018 - Por Victor Hugo Barros / Flávia Gabriela, Gerente - Comunicação InstitucionalSantuário de Aparecida.