Chega de arrependimentos sobre o passado, agora é a hora de ressuscitar as esperanças e sonhos, e colocá-los em ação.
Agora que está começando um novo ano, alguns de nós podemos pensar em todos os sonhos, ambições e esperanças que tivemos no ano passado e que ainda não cumprimos. Ou talvez alguns de nós estejamos tão distraídos e ocupados que o ano novo passou sem aviso prévio. Parece um pouco tarde agora para refletir sobre o passado e fazer uma decisão para o futuro, e talvez seja melhor simplesmente esquecer os sonhos que nunca se materializaram. Mas, mesmo que os compromissos passados ainda não tenham sido seguidos, não desista e não arraste seus sonhos para a lixeira – o velho ditado é verdade: antes tarde do que nunca.
Recentemente, passei um tempo com uma amiga da faculdade chamada Melinda, e do nada ela lembrou sobre o tempo que ela nos visitou há dez anos em Cape Cod, quando minha esposa e eu estávamos esperando nosso primeiro filho. Minha mãe montou um grupo de mulheres para fazer um chá de bebê e Melinda era uma delas. Aparentemente, ela não trouxe nenhum presente. “Foi o primeiro chá de bebê que eu estive, mas ainda assim, eu era uma adulta e devia conhecer melhor!”, ela disse, “Eu não sei o que eu estava fazendo. Não posso acreditar. Então… desculpe?”. Minha esposa Amber e eu rimos enquanto ela contava a história. Não tínhamos lembrança de que ela não tinha dado nenhum presente, não percebemos isso no momento, nem guardamos qualquer rancor. Para nós, não foi um problema. Mas o pedido de desculpas foi apreciado.
Nunca é tarde demais para corrigir um erro ou algo que aconteceu no passado. No ano de 2000, o Papa João Paulo II pediu desculpas publicamente pelos pecados dos cristãos do passado que agiram em nome da Igreja. O pedido de desculpas foi amplo pelos eventos que tinham acontecido séculos antes. Para ele, era melhor que o pedido de desculpas fosse feito tarde do que nunca fosse feito, mesmo que fazê-lo tão tarde possa ter sido embaraçoso. Ele estava certo – havia uma sensação de cura que veio com suas palavras.
Outro exemplo de antes tarde do que nunca é a história de Shirley Shafranek, que se tornou freira em 2011 com 59 anos. Nessa idade, a maioria de nós pode pensar que o tempo para assumir novos desafios da vida já passou. A irmã Shirley até mesmo admite: “O chamado estava sempre dentro de mim, mas eu escolhi ignorá-lo por um tempo”. Ao invés de continuar ignorando seu sonho afirmando que ela era muito velha ou que era tarde demais, ela deu um passo ousado e encontrou a felicidade.
O que quer que esteja em sua mente para enfrentar nesse ano novo – as decisões que não foram cumpridas, os sonhos deixados, hesitação diante de um futuro incerto – não deixe que nada o retenha. Não há nada de embaraçoso em aparecer tarde para a festa e nada na vida é uma causa perdida. Nunca há um momento melhor para você do que agora.
Texto Original: http://forher.aleteia.org/articles/never-late-make-change/
Segunda, 16/01/2017 - Michael Rennier / Aleteia