O penúltimo dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 23 de abril, iniciou com a celebração da missa pelos 50 anos do Diaconato Permanente. A missa foi presidida pelo bispo auxiliar de São Luís (MA), dom Esmeraldo Barreto de Farias, e concelebrada pelos bispos de Lorena (SP) e de Jundiaí (SP), respectivamente, dom João Inácio Müller e dom Vicente Costa.

Após a celebração da missa, os bispos permanecerão nas dependências do Santuário Nacional para reunião reservada. Às 11h15, ao retornarem ao Centro de Eventos Padre Vítor Coelho, os bispos continuaram as votações para a escolha dos delegados da CNBB junto ao Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e para a 14 ª  Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro deste ano, no Vaticano.

Ainda, pela manhã, os bispos discutiram o texto Pensando o Brasil, que terá como foco As desigualdades.  Também houve exposições dos organismos vinculados à CNBB.  À tarde, a Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada apresentou os encaminhamentos da pesquisa sobre Perfil dos Presbíteros. Na última sessão do dia, haverá reunião reservada dos 18 regionais da CNBB.

Eleições

Na quarta-feira, 22, foram eleitos: presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação – dom Darci José Nicioli, bispo auxiliar da arquidiocese de Aparecida (SP); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, dom Vilsom Basso, bispo de Caxias (MA); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família – dom João Bosco Barbosa,  bispo de Osasco (SP); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação – dom João Justino de Medeiros, bispo auxiliar de Belo Horizonte (MG); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz – dom Guilherme Werlang, bispo de Ipameri (GO); presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso – dom Francisco Biasin, bispo de Barra do Piraí-Volta Redonda (RJ).

Quinta, 23/04/2015 - Paulo Alves

OBS: Veja abaixo o vídeo da coletiva de imprensa:

Bispos:

- Dom Roberto Francisco Ferrería Paz, bispo de Campos