O segundo dia da 53ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 16 de abril, iniciou com a celebração da missa pelos novos bispos, às 7h30, na Basílica do Santuário Nacional de Aparecida.  A cerimônia foi presidida pelo núncio apostólico no Brasil, dom Giovanni D´Aniello, e concelebrada pelos bispos, dom Fernando Barbosa dos Santos e dom João Kot.

Atividades

O tema central da Assembleia, “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil” (DGAE), foi  pauta da primeira sessão de trabalho da manhã, que começou às 9h15. Logo em seguida, a Comissão Episcopal para a Tradução dos Textos Litúrgicos (Cetel) apresentou o andamento  dos trabalhos de revisão do Missal Romano, com reações e possíveis encaminhamentos dos bispos. Ainda na parte da manhã, os bispos discutiram o tema prioritário, “Os cristãos leigos e leigos na Igreja e na Sociedade”. Sobre este assunto, houve uma exposição seguida de trabalhos de grupos.

No período da tarde, as doze Comissões Episcopais Pastorais da CNBB apresentou relatórios das atividades desenvolvidas no quadriênio (2011 – 2015). São as Comissões da CNBB: Ministérios Ordenados e Vida Consagrada; Laicato, Ação Missionária; Animação Bíblico-Catequética, Doutrina da Fé; Liturgia, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso; Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Cultura, Educação, Ensino Religioso e Universidades; Vida e Família; Juventude; Comunicação.

Os 18 regionais da CNBB partilharam a realidade da evangelização, com foco na missão e identidade de cada regional.  Após a exposição houve trabalhos em grupos organizados pelos regionais. As atividades deste segundo dia encerrou  às 19h30.

Quinta, 16/04/2015 – Paulo Alves

OBS: Veja abaixo o vídeo da coletiva de imprensa:

Bispos:

- Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

- Dom Severino Clasen, bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato.

- Dom Erwin Kräutler, bispo da Prelazia do Xingu (PA) e presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).