Studio Festi realiza grandes instalações e espetáculos únicos, que se tornaram uma referência no mundo por sua poética e estética. Projetados por Valerio Festi e encenados por Monica Maimone, nossos trabalhos são fruto de uma experiência artística sem paralelo na criação de eventos a céu aberto. Toda produção é o resultado de uma ideia concebida especificamente para cada ocasião especial. Os espetáculos e as instalações são executados com a sabedoria da oficina medieval, onde as ideias ganham forma concreta graças aos saberes do alto artesanato artístico italiano. Eles provocam no público as emoções que somente uma montagem de grande tradição é capaz de suscitar.
Nossas atividades se estendem de festas para cidades a celebrações de datas especiais, sejam públicas ou privadas, até instalações ao ar livre: em todas elas, a encenação é um eficaz instrumento de comunicação, tanto com um público de centenas de milhares de pessoas quanto com grupos mais restritos.
Graças a sua história profissional e de artistas, Valerio Festi e a dramaturga e diretora Monica Maimone criaram um novo métier: o de arquitetos de eventos. Seus trabalhos lançam raízes na tradição italiana da “Festa”, ou melhor, da “Festa para a Cidade”. Aliam esplendor e magnificência, os mesmos elementos que inspiraram e continuam inspirando a “arte do espetáculo” italiana. Esse mix sapiente e inimitável de cultura, estilo e teatralidade é a linfa que nutre nossos espetáculos. Eles comunicam por meio de experiências visuais e emotivas capazes de tocar as cordas mais profundas do nosso ser. Nossas imagens se tornam ícones, símbolos inesquecíveis capazes de despertar antigas memórias, capturando o significado recôndito de uma experiência ou de um lugar, transformando as praças em palcos e o céu em cenário. Um espetáculo de Studio Festi é um modo de comunicação universal por meio das linguagens do teatro, as únicas capazes de suscitar emoções indeléveis sem recorrer à palavra.

NATAL LUZ DE GRAVATÁ - 2013 
A FESTA DOS REIS

A tradição da Festa de Reis será narrada por um Papai Noel em 12 atos cênicos com acrobacias aéreas, música e luzes. O espetáculo é gratuito e aberto ao público.
A encenação retrata uma das tradições populares mais ricas e apreciadas do folclore brasileiro em todo o Nordeste, de origem portuguesa. A Festa de Reis reúne histórias sacras e profanas, de canto e de dança para lembrar a viagem dos Reis Magos.
Os personagens, que são o Mestre, o Rei e a Rainha, o Contramestre, os Mateus, a Catirina, figuras e moleques cantam tocam instrumentos como sanfona, tambor, zabumba, viola, rebeca , violão, ganzá, pandeiros, pífanos e maracás.

 A programação em Gravatá se estende até o dia 29 de dezembro em vários locais espalhados por Gravatá. Entre os principais estão o Polo moveleiro, a Ponte do comercio, a Igreja e a Praça da matriz, o Memorial de Gravatá, o Prédio da Prefeitura, a Ponte Camelo e a Av. Joaquim Didier.

O ciclo que teve início também no dia 7 deste mês tem um dos eventos de maior importância a partir do dia 13 e vai até 21. A Festa de Reis é um espetáculo realizado pela companhia italiana Studio Fest, que realiza acrobacias, dança área, vídeo-projeções e máquinas cênicas. Sempre às 19h no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

O Mercado Cultural também está na programação. Até o dia 21, sete concertos de artistas regionais serão apresentados, sempre a partir das 22h. Já no dia 22, o polo será o Alto do Cruzeiro, onde ser apresentam o concerto da Orquestra de Violinos dos Meninos do Morro do Bom Jesus de Caruaru e ocorre a encenação do Musical “Um Baile de Natal” com o Grupo Gravat’Art.

E para celebrar a noite mais esperada da época, no dia 25 terá cantata Natalina com corais e a participação dos cantores solistas: Norma Torres, Wilma Patrício, Carlinhos Cantor e Jarbas Travassos e apresentação teatral. Desta vez, no prédio da Prefeitura de Gravatá. A partir deste dia, encerrando as celebrações do Natal, as atrações ficam por conta dos espetáculos de dança realizados no Memorial de Gravatá. Os espetáculos natalinos promovidos pela Secretaria de Assistência Social iniciam sempre às 19h30.


Quinta, 19/12/2013 - Studio Festi / Diário de PE